Peças


O Ceramista

É aquele que tem profunda ligação com os quatro elementos da Natureza: Terra, Água, Ar e Fogo.

A cerâmica é a fusão total do espírito do artesão com o barro e com o fogo. O ceramista transforma-se no barro que amassa e deixa-se revelar. Nesta laboriosa solitude descobre a sua personalidade e deixa-se iluminar!

O aprendizado com os mestres da tradicional cidade de Arita no Japão e a vivência diária com os ceramistas de várias províncias japonesas mostraram-me o valor do trabalho no processo cerâmico, o respeito incondicional pela tradição e pela criação, reverenciando a excelência no fazer.

Os japoneses encantam pesquisadores de todo o mundo, utilizando cinzas vulcânicas, cinzas de palha de arroz, de pinheiro negro e de outros elementos da natureza como matéria prima básica para a criação de esmaltes cerâmicos.

Hoje, tal qual meus ancestrais eu concretizo sonhos amassando barro, colhendo galhos e podas de jaqueira, de palha de arroz, de bananeira, de samambaia do mato. A Terra generosa e o Fogo implacável são os meus grandiosos parceiros que a 1.300°C, queimam e purificam transformando estas cinzas vegetais em brancos, marrons, verdes, azuis; acetinados e translúcidos. São infinitas as possibilidades de cores e texturas da farta natureza brasileira que hoje acolhe a minha criação.

As pessoas das grandes cidades distanciam-se dos elementos primordiais da natureza. Esquecem-se da sensação dos dedos afundando na argila mole assim como se esquecem das primeiras brincadeiras com o fogo perigoso que queima e faz hoje do nosso simples olhar, o olhar brilhante e transformador.

Nesta cerâmica que desenvolvo, a Natureza está sendo transformada, pela mão do Homem em benefício do Homem. Nas grandes metrópoles, esta filosofia garante o equilíbrio entre a Natureza e os avanços tecnológicos.

É um presente da Natureza!

Por Hideko Honma

Av. Jacutinga, 434 - Moema
São Paulo - SP | CEP: 04515-030
Tel: 55 (11) 5042-4450 | 5042-4459
E-mail: contato@hidekohonma.com.br